Dicas e sugestões

Inverno: três sugestões de como aproveitar o melhor da estação com uma taça de vinho

Inverno: três sugestões de como aproveitar o melhor da estação com uma taça de vinho
Não que a gente precise de convite (ou motivo) para tomar vinho, mas a verdade é que o inverno é uma época bem convidativa para isso. E também para ficar perto de quem mais gostamos e desfrutar de momentos aconchegantes.

Neste período de pandemia, em que devemos sair o mínimo possível, que tal pensar em coisas simples (que envolvam comida, é lógico) e deliciosas para fazer em casa? Veja nossas sugestões:

Fondue + vinho 
Uma combinação clássica do inverno que é impossível resistir. Quase uma unanimidade entre adultos e crianças. Carne, queijo ou chocolate? Você decide. Com carnes, nosso Madai, um corte de variedades francesas, vai muito bem. No caso do fondue de queijos, um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay são a melhor harmonização. Para o de chocolate, um vinho fortificado, de colheita tardia ou um Moscatel.

Fogueira + pinhão + vinho
Um programa para fazer na varanda, na área de festa ou no quintal. Coloque uma boa playslist e se aconchegue em frente ao fogo (pode ser da churrasqueira mesmo, se não tiver lareira nem puder fazer fogueira), com uma porção de pinhão e uma boa taça de um Thera Chardonnay. Se tiver criança, aproveite o fogo para tostar marshmallows.

Sopa + vinho
Sabe aqueles dias bem frios, em que queremos nos aquecer por dentro? É o momento perfeito para tomar sopa. E harmonizá-la com vinho é uma experiência fantástica.

Um caldo verde vai bem com vinho branco. Caldos ou sopas de outros legumes fazem par com um Rosé. Para um creme de abóbora cabotiá com gengibre, nosso Madai é uma opção excelente. Ele é feito de Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Syrah, uva que agrega especiarias ao vinho.

Sopas com macarrão, carne e legumes vão bem com nosso Pieno, feito com uvas Sangiovese e Montepulciano.

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2

Continuar lendo

Receita: Arroz Caldoso de Especiaria, um prato perfeito para o inverno
Três vinhos perfeitos para degustar neste inverno

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.