Austrália

Syrah ou Shiraz: conheça esta uva aromática, intensa e cheia de especiarias

Syrah ou Shiraz: conheça esta uva aromática, intensa e cheia de especiarias

Uma das uvas tintas mais admiradas, com ótima complexidade aromática, cor intensa e notas de especiarias. Assim podemos brevemente descrever a Syrah, como é chamada pelos franceses. Na Austrália, é conhecida como Shiraz. 

Para alguns, sua origem remete ao norte do Vale do Rhône, na França, em especial as regiões de Hermitage e Côte Rotie. Outros dizem que poderia ser proveniente da cidade de Shiraz, no Irã.

Ela é a “rainha” das uvas tintas no Vale do Rhône e, sem dúvida alguma, é de vital importância na Austrália também. É cultivada no Sul da França, na região da Provença, e em outros países do mundo, como EUA, Chile, Argentina, Brasil e Portugal. É uma cepa que está bastante difundida em diversas regiões vitivinícolas.Como é uma variedade bastante fértil, o produtor precisa se atentar especialmente nos vinhedos para fazer as podas corretamente. 

Variedade dá origem a tintos e rosés

É amplamente cultivada para a produção de vinhos tintos secos e também rosés. Quando vinificada em tinto, costuma apresentar um vermelho radiante e escuro, de sabor presenciado, notas terrosas, especiarias como pimenta-preta e defumado.

Os aromas mais encontradas nesta variedade são framboesa, cereja, ameixa, canela, pimenta-do-reino, cravo, cacau, café, couro, mentol e um toque floral.

As harmonizações mais sugestivas com esta variedade são carnes bovina, carré de cordeiro, paleta de cordeiro, molhos com temperos pronunciados, como alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, mostarda e alho e queijos curados.

Por Joana Barros, sommelière, gerente de Vendas e Marketing

Continuar lendo

Cabernet Franc, uma uva que brilha na França e mundo afora
Conheça a Chardonnay, uma das uvas brancas mais versáteis

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.