Itália

Montepulciano é umas das variedades presentes em toda a Itália

Montepulciano é umas das variedades presentes em toda a Itália

A uva Montepulciano é uma uva tinta e pode ser encontrada em diversas regiões na Itália, como Abruzzo, Marche, Molise, Lazio, Toscana, Puglia, Umbria etc. Também é cultivada em algumas outras regiões fora do país europeu, como Nova Zelândia, Estados Unidos, Malta e Brasil.

Importante lembrar que a uva Montepulciano não se relaciona à denominação de origem Montepulciano, localizada na Toscana. A variedade nem mesmo é utilizada na produção dos vinhos elaborados naquela região.

A primeira menção histórica desta variedade foi no diário de viagem do arquivista do Rei Ferdinand IV, Michele Torcia, que teria degustado os vinhos quando viajava na região de Sulmona (província de Abruzzo) em 1792. 

Alguns pesquisadores dizem que a chegada da Montepulciano em Abruzzo teria sido via Toscana, com a família Médici, por volta de 1549 a 1743.

Montepulciano é usada em blends com a Sangiovese

De qualquer maneira, esta uva se espalhou rapidamente pela região central da Itália chegando até a região Sul do país. Muitos confundem a Montepulciano com a Sangiovese, mas o próprio Michele Torcia (1793) escreveu em seu diário que claramente se tratavam de variedades distintas. Parte desta confusão se dá pelo antigo hábito de nomear variedades de uvas com nomes de cidade ou região.

Essa uva tinta está presente em diversas DOC´s, DOCG´s e IGT´s na Itália. A Montepulciano é vista com bastante frequência em vinhos monovarietais, mas faz parcerias de grande sucesso com a Sangiovese e também com Syrah.

Os vinhos elaborados com esta variedade são frutados, de cor intensa a forte, com taninos suaves e macios.  Ao degustar a uva Montepulciano, você vai encontrar notas de amoras escuras, cerejas, cacau, orégano e notas de tabaco. No paladar, são vinhos de excelente persistência e aveludados

E para valorizar ainda mais as características desta variedade italiana, tente harmonizar com pratos mais robustos, como carne suína, costela bovina, guisados e cozidos, massas com molho vermelho e queijos cremosos. Aproveite e harmonize com nosso Pieno!

Por Joana Barros, sommelière, gerente de Vendas e Marketing

Continuar lendo

Cabernet Franc, uma uva que brilha na França e mundo afora
Saiba tudo sobre a Sauvignon Blanc, a estrela da Serra Catarinense

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.