Borgonha

Conheça a Chardonnay, uma das uvas brancas mais versáteis

Conheça a Chardonnay, uma das uvas brancas mais versáteis

A Chardonnay é uma das uvas brancas mais versáteis. Cultivada em diferentes regiões vitivinícolas, é capaz de produzir diversos estilos de vinho, desde espumante, vinho tranquilo e até mesmo vinho de sobremesa.

Originalmente, os primeiros indícios de Chardonnay vem da região de Saône-et-Loire, entre as cidades de Lyon e Dijon, na França, permeando as apelações da Borgonha e Champanhe.

As primeiras menções desta uva branca apareceram por volta de 1685-90 no vilarejo de Saint-Sorlin, hoje conhecida como La Roche-Vineuse e localizada na região de Saône-et-Loire.

As diferentes grafias da Chardonnay

À época, a Chardonnay era chamada de “Chardonnet”. Outras grafias que a variedade recebeu ao longo do tempo foram Chardenet, Chardenay etc. A forma usada hoje se tornou conhecida apenas no século 20.

A cepa recebeu este nome por conta de um vilarejo conhecido como Chardonnay, próximo de Uchizy, em Mâconnais (Sul da Borgonha).

A Chardonnay foi confundida durante muito tempo com outra uva, a Pinot Blanc, devido às similaridades em relação à morfologia das plantas. Apenas no final do século 19 é que a distinção foi feita.

A Chardonnay é, sem dúvida alguma, uma das uvas brancas mais apreciadas em todo o mundo, além de ser versátil, pois na maioria das vezes não apresenta aromas e sabores dominantes.

Variedade dá origem a vinhos versáteis e distintos

Pode dar origens a vinhos mais “magros”, que lembram a Sauvignon Blanc, com bastante refrescância e acidez, como os produzidos em regiões mais frias, como Chablis, na Borgonha, ou vinhos corpulentos e cremosos. Tudo depende de onde e como a variedade é produzida e também de como será a vinificação, amadurecimento e envelhecimento.

Sem dúvida alguma é uma variedade bastante maleável e parceira de processos como fermentação malolática, contato com as lias, fermentação em barricas de carvalho (é o caso do nosso Chardonnay).

As principais características organolépticas da variedade são aromas de frutas amarelas frescas (abacaxi e tangerina), manteiga, baunilha, frutas secas, como amêndoa e nozes.

Um super coringa na harmonização, costuma fazer par perfeito com carne branca, suína, aves, pescados e frutos do mar, moquecas, quiches, torta de legume, queijos cremosos e meia cura.

Por Joana Barros, somelière, gerente de Vendas e Marketing

Continuar lendo

Sangiovese, a uva que dá origem a vinhos ícones da Itália
Sangiovese, a uva que dá origem a vinhos ícones da Itália

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.