Cinco variedades de uva para conhecer o melhor dos vinhos do Brasil

A diversidade do Brasil, com vegetação e climas tão distintos de Norte a Sul do país, permite o cultivo de diferentes variedades de uvas e estilos de vinho, incluindo a colheita de inverno.

Para você conhecer melhor e experimentar esses novos sabores do Brasil, selecionamos abaixo cinco castas muito importantes para o país e que rendem vinhos belíssimos.

Entre as indicadas, só não cultivamos a Moscatel. As demais temos plantadas nos nossos vinhedos na Fazenda Bom Retiro.


Merlot

Uma das uvas mais plantadas no mundo, incluindo o Brasil, a Merlot é extremamente importante para o Rio Grande do Sul. No Vale dos Vinhedos, única Denominação de Origem no país, ela é obrigatória nos tintos. Para um varietal é necessário 85% e para os vinhos de corte 60%. Por aqui, esta variedade aparece em três dos nosso vinhos: Merlot, Madai e Rosé

Pinot Noir

Usada na elaboração de espumantes e também em varietais, esta uva é a estrela de Campos de Cima da Serra, região no Rio Grande do Sul com características muito semelhantes à Serra Catarinense, onde predomina o frio, insolação acima da média e grande amplitude térmica. Aqui na Vinícola Thera usamos esta variedade nos nossos espumantes e no Rosé.

Sauvignon Blanc

Uma das variedades mais emblemáticas do Planalto Catarinense e que melhor se adaptou ao solo e clima da região. Rende vinhos leves, frescos e com excelente acidez. É uma das estrelas por aqui. Nosso vinho feito 100% com Sauvignon Blanc foi indicado em 2020 como um exemplo de qualidade entre os novos vinhos brancos sul-americanos pela renomada revista Decanter. A variedade também faze parte do espumante Anima Brut Rosé.

Syrah

Esta variedade se desenvolve melhor na região Sudeste, onde ocorre a colheita de inverno. Em muitas vinícolas no interior de MG e SP, os vinhedos crescem lado a lado às plantações de café. Nos nossos vinhos, ela faz parte do Madai e também do Rosé.

Moscatel 
O Brasil é um grande produtor de espumantes e reconhecido internacionalmente pela qualidade. Tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Vale do Rio São Francisco, o principal destaque é para as bebidas elaboradas a partir de uva Moscatel. Esta variedade rende bebidas mais doces e bastante aromáticas.

Experimente e conheça um pouco mais do Brasil através dos vinhos elaborados em diferentes terroirs.

Pesquise no nosso site

Para visitar o site da Vinícola Thera, você deve ter idade suficiente para o consumo legal de álcool em seu país. Se não houver limite de idade em seus país, você deve ter mais de 21 anos.

Você é maior de 18 anos?

Não