harmonização

Harmonização de vinho: o que é e como harmonizar vinhos e comidas

a imagem mostra um rótulo de vinho da Thera harmonizando com uma refeição.

Harmonizar vinhos com alimentos é uma arte que eleva a experiência gastronômica a um novo patamar. A combinação certa pode realçar sabores, aromas e texturas, proporcionando uma degustação mais prazerosa e memorável.

Mas como saber qual a melhor combinação de vinhos e comidas? Neste artigo, abordaremos a harmonização de vinhos com alimentos, principais considerações e características de cada um, como: acidez, intensidade do sabor e a importância da experimentação.

Continue a leitura e veja tudo sobre como harmonizar vinhos e alimentos de forma certeira, gerando uma experiência marcante para todos!

O que é harmonização de vinhos?

A harmonização é a ação de combinar diferentes tipos de vinho com alimentos, a fim de realçar os sabores e criar uma experiência gastronômica mais completa.

É um processo que exige conhecimento sobre as características dos vinhos e das comidas, além do entendimento das interações entre eles. A escolha correta  pode transformar uma refeição simples em um momento refinado.

Como escolher o vinho ideal para cada refeição?

A escolha do tipo de vinho nas refeições é pautada pelo cardápio, que pode ditar as características ideais do rótulo para a melhor combinação de sabores. Aqui estão algumas orientações para ajudar você a escolher o vinho ideal para cada refeição!

Leveza do prato

Para pratos mais leves, como saladas, peixes e frango, opte por vinhos brancos ou vinhos rosés. Essas variedades oferecem frescor e não sobrepõem os sabores mais sutis dos alimentos.

A chave aqui é criar uma sinergia onde cada elemento destaque o melhor do outro. Ao considerar a leveza e intensidade, é possível garantir que o vinho e o prato se complementem de maneira harmoniosa.

Notas e aromas

Atente-se às notas e aromas dominantes no prato. Alimentos mais ácidos, como pratos com tomate, podem ser acentuados por vinhos de acidez elevada. Já pratos mais cremosos podem ser combinados com vinhos brancos encorpados ou tintos mais leves.

Complementar ou contrastar

A escolha entre uma harmonização que complemente ou contraste pode influenciar a experiência gastronômica. Vinhos que complementam os sabores do prato geralmente têm características semelhantes, enquanto uma abordagem contrastante pode envolver a combinação de sabores opostos para criar equilíbrio.

Considere optar por vinhos doces, como um Vinho do Porto, para harmonizar com queijos de mofo azul, como Gorgonzola ou Roquefort. Se preferir vinhos menos adocicados, experimente vinhos brancos aromáticos, como Gewürztraminer ou Riesling.

Teor de gordura

Considere o teor de gordura do prato que será servido. Comidas mais gordurosas, como carnes grelhadas, muitas vezes se beneficiam de vinhos tintos com taninos mais presentes, que ajudam a cortar a gordura e limpar o paladar.

Dulçor e acidez

Sobremesas mais doces podem ser emparelhadas com vinhos de sobremesa igualmente doces, enquanto uma combinação com um vinho mais ácido pode oferecer um contraste interessante.

Ao buscar uma harmonização pela doçura, a escolha de vinhos com níveis semelhantes ou superiores de dulçor em relação à sobremesa resulta em uma combinação mais agradável.

Por outro lado, a harmonização pela acidez oferece uma abordagem contrastante, com equilíbrio a sobremesas.

Harmonização de diferentes tipos de vinhos

A sinergia entre a diversidade de sabores e aromas que os vinhos oferecem e os diversos pratos disponíveis amplia o prazer gastronômico.

Neste universo da enogastronomia, a escolha cuidadosa de diferentes vinhos pode potencializar os sabores de uma refeição, oferecendo uma viagem sensorial única através da riqueza da culinária e enologia.

Veja abaixo os principais tipos de vinhos e algumas combinações harmoniosas!

Vinhos tintos

Os vinhos tintos são mais encorpados e ricos em taninos. Eles apresentam aromas de frutas vermelhas ou negras, especiarias e, às vezes, notas da passagem por barrica de carvalho. Os tintos são conhecidos por sua cor vermelha profunda, proveniente das cascas das uvas. Alguns exemplares que todo apreciador de vinhos precisa conhecer são o Thera Montepulciano, o Thera Merlot e o Thera Madai.


O corpo e a estrutura dos vinhos tintos acompanham bem carnes vermelhas, enquanto a acidez, presente em alguns tintos, equilibra pratos de massa com molhos ricos. Queijos mais intensos, como o cheddar e o gorgonzola, também são uma boa pedida.

Vinhos brancos

Os vinhos brancos são conhecidos pela leveza e frescor. Normalmente, apresentam sabores frutados e cítricos e apresentam acidez elevada, que causa intensa refrescância. Alguns exemplos incluem o icônico Thera Sauvignon Blanc 2022 e o Thera Chardonnay 2022.

O frescor dos vinhos brancos combina perfeitamente com peixes e frutos do mar. Aves e queijos de massa mole também são uma excelente opção para harmonizar com esses rótulos.

Vinhos rosés

Os vinhos rosés são muito versáteis. Produzidos a partir do contato breve das cascas das uvas com o mosto, eles são conhecidos pela cor rosa e sabores delicados de frutas vermelhas, melão e citrus.

Alguns exemplos incluem o Thera Rosé e o Thera Sol.

Harmonize com camarão à milanesa, sushi e sashimi, anéis de lula. Também acompanham bem salada caprese, pizza marguerita ou com lombinho defumado.

Em resumo, fazer a harmonização de vinhos e comidas pode ser bastante simples, caso siga as orientações corretas. Com um pouco de prática e experimentação, você será capaz de realçar a experiência gastronômica e impressionar os convidados.

Acesse o catálogo de vinhos e aproveite para conhecer rótulos exclusivos. Temos sempre uma ótima opção para você fazer combinações perfeitas!

Vamos harmonizar?

Continuar lendo

a imagem mostra uma mesa com um rótulo da vinícola thera e várias taças.
Vinhos para presente: kits completos para presentear quem você ama

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.