Sauvignon Blanc

Saiba tudo sobre a Sauvignon Blanc, a estrela da Serra Catarinense

Saiba tudo sobre a Sauvignon Blanc, a estrela da Serra Catarinense

Muitas pessoas não sabem, mas a Sauvignon Blanc é parente em primeiro grau da Cabernet Sauvignon. Esta variedade branca, tão importante em toda a Serra Catarinense, produz vinhos aromáticos, vivazes e crocantes.

Antigamente, acreditava-se que a origem desta variedade era a região de Bordeaux, na França, quando foi mencionada pela primeira vez na apelação de Margaux, entre 1710 e 1720. Mas a verdade é que a Sauvignon Blanc se originou na bela região do Vale do Loire, quando foi mencionada nos escritos em 1534, no capítulo 25 de François Rabelais em “Gargantua”.

Ainda sob o nome de Sauvignon Fumé ou Blanc Fumé, foi mencionada pela primeira vez na região de Sancerre por volta de 1783-4.

Parentesco com outras uvas

Análises estatísticas comprovam que o DNA desta uva tem um forte parentesco com a Chenin Blanc, outra uva branca bastante significativa na região do Vale do Loire.

Também há uma curiosidade importante sobre esta variedade. Ela viajou do Vale do Loire até a região onde está localizado o estuário do Gironde e, de forma espontânea, cruzou com a Cabernet Franc, dando origem a uma das principais uvas tintas do mundo, a Cabernet Sauvignon.

Uma das variedades que primeiro amadurecem, ela é bastante vigorosa e, por esta razão, o ideal é que esteja plantada em solos pobres de matéria orgânica.

Assim como a Chardonnay, é possível encontrá-la em diversas regiões produtoras de vinho.

Como são os vinhos de Sauvignon Blanc

Geralmente a Sauvignon Blanc oferece boa acidez, associada à notas de grama, folhagens, frutas cítricas, como lima, pomelo, maracujá e limão.

Na França, ela é a terceira uva branca mais plantada. Aqui na nossa vinícola, temos aproximadamente 2 hectares dedicados exclusivamente para esta variedade e engarrafamos anualmente em torno de 5,5 mil garrafas do nosso Sauvignon Blanc.

Nosso Sauvignon Blanc é inspirado nos exemplares originários do Vale do Loire, em especial o de Sancerre, na França. Sem passagem por barrica de carvalho, com excelente acidez, seco, tem aromas que remetem à folhas de tomate, ervas como tomilho e alecrim.

Para surpreender na harmonização, aposte em frutos do mar bem frescos, como ostras, vôngoles, peixes brancos, ceviche, queijos cremosos, risotos de alho-poró, abobrinha e à primavera.

Por Joana Barros, somelière, gerente de Vendas e Marketing

Continuar lendo

Cabernet Franc, uma uva que brilha na França e mundo afora
Merlot, uma uva tinta de taninos macios, sedosos e refinados

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.