Vinhos para o natal: passo a passo de como escolher a melhor opção?

a imagem mostra uma mesa com um rótulo da vinícola thera e várias taças.

Escolher o vinho perfeito para o natal pode ser um desafio, especialmente nesta data tão importante. Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dos vinhos, ajudando você a fazer a seleção perfeita para sua celebração natalina.

Veja dicas e um passo a passo de como fazer essa escolha sem cometer erros. Continue a leitura!

1. Conheça seu convidados

Antes de tudo, pense naqueles que irão degustar o vinho. São apreciadores de vinho tinto ou preferem o branco? Gostam de algo doce ou seco? Uma garrafa de vinho é uma experiência compartilhada, por isso, vale a pena considerar as preferências do grupo.

Essas ocasiões costumam ser compartilhadas por familiares e amigos, logo, obter essas informações acaba sendo um pouco mais fácil.

2. A harmonização perfeita

Uma regra fundamental na escolha do vinho é considerar o que será servido na ceia. Carnes vermelhas pedem vinhos tintos robustos, enquanto pratos de peixe ou frango combinam melhor com brancos leves. Para sobremesas, um vinho doce ou fortificado pode ser a melhor escolha.

Então, faça a escolha baseada no que será servido. É uma decisão conjunta, que tornará o momento ainda mais especial.

3. Vinhos espumantes para brindar

Vinhos espumantes são perfeitos para brindar! Prosecco, Cava ou Champagne podem adicionar um toque festivo à sua celebração. Além dos espumantes nacionais, é claro, que são muito autênticos e estão em alta.

O Vinícola Thera Blanc de Blancs Extra Brut 36 meses, produzido em apenas 300 garrafas é uma ótima opção. É um espumante premium, com aromas marcantes de abacaxi, damasco e manga, e uma cremosidade e crocância irresistíveis ao paladar.

Perfeito para harmonizar com pratos como cassoulet de frutos do mar, rôbalo na manteiga de ervas, rigatoni ao molho de cogumelos ou nhoque de mandioquinha.

4. Escolhendo a região

Vinhos de diferentes regiões têm perfis de sabor únicos. Vinhos franceses são conhecidos por sua sofisticação, enquanto os italianos são amados por sua acessibilidade e sabor robusto. Qual a sua região preferida?

Não esqueça os nacionais, temos aqui diversas opções premiadas e que fazem frente a qualquer outra região do mundo.

5. O preço não dita a qualidade

Vinhos caros nem sempre são os melhores. Muitas vezes, você pode encontrar vinhos deliciosos por preços razoáveis. Então, caso precise economizar, não se retraia, e saiba que também é possível escolher ótimas opções acessíveis.

6. Experimente algo novo

O Natal é a época perfeita para experimentar algo novo. Por que não arriscar em um vinho de uma região ou vinícola que você nunca provou ou um varietal que você não está familiarizado?

O Thera Pinot 2020 é uma verdadeira joia, sendo produzidos apenas 2 mil garrafas. Delicado e exclusivo, revela aromas de morango silvestre, framboesa, especiarias e um toque balsâmico. No paladar, taninos sedosos e acidez refrescante destacam o melhor dos Vinhos de Altitude.

Ideal para harmonizar com aves e cortes suínos, é uma escolha sofisticada para essa data tão especial.

Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher o vinho perfeito para o seu Natal. Lembre-se, o mais importante é desfrutar da companhia de seus entes queridos e brindar à saúde e felicidade. Feliz Natal!

Continuar lendo

a imagem mostra uma das paisagens da Vinícola Thera
a imagem mostra um rótulo de vinho da Thera harmonizando com uma refeição.

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.