dicas e sugestões

Cinco dicas para você harmonizar vinho e queijo aí na sua casa

Cinco dicas para você harmonizar vinho e queijo aí na sua casa
Vinho e queijo. Quer harmonização mais clássica e deliciosa do que essa? A combinação funciona como entrada para o jantar, pode ser a estrela de uma noite entre amigos ou o motivo para um piquenique a dois. Como regra geral, busque o equilíbrio.🍷

1 - Quando quiser servir vários queijos e um único vinho, opte pelos semiduros (gruyerè, gouda, prato). Eles são coringas e funcionam com diversos vinhos, embora fiquem melhores com os tintos leves (Pinot Noir, Gamay, Garnacha) e brancos cremosos (Chardonnay).

2 – Se sua ideia é abrir vários vinhos, opte por um queijo duro (parmesão e grana padano), que terá gordura o suficiente para equilibrar os taninos dos tintos e certa delicadeza para complementar brancos delicados.

3 - Casar vinhos e queijos regionais funciona muito bem. Ou seja, vinho francês vai bem com queijo francês (Sauvignon Blanc harmoniza com queijo de cabra, ambos do Vale do Loire), vinho italiano harmoniza com queijo italiano (Montepulciano + parmesão) e vinho nacional com queijo nacional, caso do nosso Sauvignon Blanc com o Serra da Canastra.

4 - Espumantes, especialmente os brut, ficam incríveis com queijos macios, a exemplo do Brie. Graças à acidez e ao gás, os espumantes causam efeito de limpeza quando consumido com queijos mais cremosos.🍾

5 - Os queijos azuis (roquefort, gorgonzola) são ótimos nas harmonizações por contraste. Equilibre o sal e a intensidade do queijo com o dulçor dos vinhos fortificados (Porto) e dos vinhos de sobremesa (Sauternes ou colheita tardia).

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2

Continuar lendo

Malbec: a uva que consagrou a Argentina no mundo dos vinhos
Entenda a diferença entre fermentação alcoólica e fermentação malolática

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.