chardonnay

Cogumelos: quais usar, como e os vinhos que fazem as melhores harmonizações

Cogumelos: quais usar, como e os vinhos que fazem as melhores harmonizações
Se você, assim como nós, é fã dos cogumelos, prepare-se para se deliciar com esses fungos fantásticos. Sim, os cogumelos não são animais nem vegetais, são fungos mesmo. Porém, são muito versáteis e estão entre os ingredientes com mais umami, que é considerado o elemento responsável pelo quinto gosto.

Aqui no Thera Wine Bar servimos um prato de Gnocchi aos Cogumelos. Ele é preparado com batata baroa, shitake, shimeji, cogumelos Paris, vinho branco e raspa de limão siciliano. Uma delícia!

Além destes três cogumelos usados na receita, confira mais duas espécies para
 preparações mais saborosas e saudáveis:

Shitake
Nativo do leste da Ásia, é o segundo mais consumido no mundo. Tem uma textura mais firme e cheiro que remete a madeira.

Shimeji
É muito consumido na culinária japonesa, tem sabor mais suave e é facilmente encontrado em feiras ou mesmo no supermercado.

Portobello
Conhecido como cogumelo pardo gigante, ele é similar ao cogumelo Paris, porém maior e mais suculento. Ele é levemente mais rígido, mas ótimo para preparar recheado.

Paris
É o cogumelo mais consumido no mundo, encontrado com facilidade em supermercados, principalmente em conservas. É aquele champignon que sempre vai bem no estrogonofe.

Porcini
Uma joia gastronômica, este cogumelo cresce em ambiente selvagem, como florestas de pinus. É saboroso e está se transformando em um ícone da Serra Catarinense, com as Caçada ao Porcini.

Como consumir
Use em saladas, assado ou refogado em molho de soja ou manteiga, em massas, risotos, com carne e omelete

Como harmonizar cogumelos e vinhos
Cogumelos estão entre os ingredientes com mais umami. Experimente harmonizá-los com vinhos de certa untuosidade, como Chardonnay com leve passagem por barrica de carvalho, tintos como Pinot Noir ou com nosso Pieno, elaborado com Sangiovese e Montepulciano.

Continuar lendo

Cinco vinhos para surpreender no Dia dos Namorados
Receita: como preparar um autêntico pesto de manjericão

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.