Fizemos uma seleção de pratos típicos das ceias de Natal e Réveillon, presentes nas mesas aqui no Brasil, e os vinhos que você pode servir para fazer lindas e deliciosas harmonizações. Confira a seguir e não esqueça de fazer a compra antecipadamente.
Peru e chester
Foto: Jed Owen/Unsplash
Se uma ave assada com notas defumadas fará parte da sua ceia, os melhores vinhos para combinar com ela serão o vinho branco Chardonnay. Se preferir um tinto, invista em uma variedade leve como Pinot Noir.
Bacalhau
Outro prato comum em muitas mesas de Natal, o bacalhau pode combinar com diferentes vinhos. Se for um preparo mais leve, pense em vinhos brancos com personalidade, como um Chardonnay, e um belo espumante Brut e até mesmo Extra Brut. Para pratos mais encorpados e consistentes, faça como os portugueses e invista em um bom vinho tinto, porém nada muito robusto. Nossas sugestões são nosso Madai (Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Syrah), um Merlot não muito intenso ou ainda um Syrah.
Pernil
Carnes de porco combinam com brancos, rosés e tintos. Tudo depende do corte e modo de preparo. Os cortes mais magros, como lombo, ficam muito bons com vinhos brancos e com rosés. Já um pernil ou barriga de porco podem ir tanto com um espumante com maior complexidade quanto com um vinho tinto.
Cordeiro
Para esta carne de sabores intensos, certamente um vinho tinto é a melhor opção. Um Malbec e um Merlot bem estruturados e corpulentos serão ótimas escolhas. Outra sugestão, para combinar com um suculento stinco de cordeiro, é um Montepulciano.
Lentilha
Um dos principais pratos do Réveillon, a lentilha tem características terrosas. A sugestão é procurar um vinho que também tenha essas características, como um Pinot Noir.
Este prato elaborado com frango desfiado, legumes, passas e maçã pede um vinho com maior acidez. Nossa dica é um vinho branco como um Sauvignon Blanc, que apresenta bastante frescor. Um Riesling, pela intensidade aromática, também ficará delicioso.
Rabanada e Panetone
Os doces mais tradicionais do Natal pedem vinhos com dulçor. Pode ser um vinho do Porto, Vinho Santo, ou um espumante com maior percentual de açúcar, como um Moscatel ou nosso Anima Ice.
Por Cleisi Soares, jornalista e sommelière
Deixar comentário
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.