espumante

Como harmonizar vinhos e sobremesas típicas do fim de ano

Como harmonizar vinhos e sobremesas típicas do fim de ano
No meio de tantos momentos bons que esta época de Natal e Ano-Novo proporciona, o que nunca falta são as sobremesas. E elas podem ficar ainda mais interessantes quando harmonizadas com vinho.

Normalmente, o ideal é combinar sobremesas com vinhos que tenham dulçor similar ou até maior, por isso, vinhos fortificados como Porto, Sauternes e os espumantes moscatel e Ice funcionam muito bem. Mas também é possível experimentar combinações menos convencionais. Inspire-se e experimente!

Torta de limão
Sobremesas com bastante acidez e um toque azedinho, como torta ou mousse de limão e maracujá podem funcionar com vinhos brancos bem cítricos, como um Thera Sauvignon Blanc.

Pudim e créme brulée
Para um clássico pudim de leite, crème brulée ou outras sobremesas elaboradas com creme de confeiteiro nossa sugestão é o espumante Anima Thera Ice, que tem mais dulçor. Ele também vai escoltar muito bem sobremesas com doce de leite ou que levem pêssego e damasco. Sem falar ainda em uma tradicional rabanada.


Mousse de chocolate
Chocolates e sobremesas à base de chocolate combinam muito bem com vinhos do Porto, mas também ficam interessantes com tintos secos. Para um mousse de chocolate de textura levinha prefira um tinto leve, como um Pinot Noir. Já para um brownie, bem mais denso, experimente um Malbec. Se a sobremesa for de chocolate com bastante especiarias sugerimos um blend, como nosso Madai, elaborado com Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Syrah. Vai servir algum bolo, como o de cenoura, por exemplo, com uma cobertura de chocolate bem amarguinha? Experimente com um espumante Extra Brut e encante-se!

Pavlova e Verrine
Foto: Eugene Krasnaok/Unsplash

Sobremesas que levam frutas, claras e suspiros combinam bem com espumantes, tanto um Brut quanto um Brut Rosé. O frescor de ambos vai fazer um bom casamento e proporcionar uma explosão de sabores. Outra opção é experimentar com um rosé, como o nosso Sol Rosé, que é fresco e frutado.

Por Cleisi Soares, jornalista e sommelière

Continuar lendo

Os melhores vinhos para combinar com clássicos das ceias de Natal e Réveillon
Receita: chef Cláudia Krauspenhar ensina um preparo delicioso de mariscos

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.