Aroma de pimentão verde no vinho surge de um composto chamado pirazina

Lembra da Tabela Periódica nas aulas do Ensino Médio? Pode ser útil neste momento em que o tema do nosso post é representado pela fórmula química C4H4N2.

Sabe o que essas letras e números significam? Elas indicam um composto presente em diversas plantas, chamado pirazina, que dá origem a um aroma bastante específico nos vinhos.

A pirazina aparece principalmente em variedades como Sauvignon Blanc e nas tintas Cabernent Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Carménère. Podemos associá-la a aromas verdes, como o de pimentão. No caso da casta tinta Cabernet Franc, no entanto, o aroma pode ser descrito como terroso.

E a presença de pirazina no vinho é boa ou ruim? Depende. Para os Sauvignon Blanc, especialmente os da Nova Zelândia, é um aroma muito desejado e que agrega complexidade.

Mas como outros elementos no vinho, também há quem não goste da presença deste componente. E você, já sentiu aroma de pimentão verde no vinho? O que achou?

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2

Pesquise no nosso site

Para visitar o site da Vinícola Thera, você deve ter idade suficiente para o consumo legal de álcool em seu país. Se não houver limite de idade em seus país, você deve ter mais de 21 anos.

Você é maior de 18 anos?

Não