espumante

Sete dicas para harmonizar vinho e comida sem complicação

Sete dicas para harmonizar vinho e comida sem complicação
Se você é de deliciosas combinações de vinho e comida, precisa ficar atento às dicas que damos a seguir para o casamento ser perfeito e proveitoso.

1. Prato e vinho com as mesmas características
Combine pratos leves e refrescantes, como um ceviche, com um vinho leve e igualmente refrescante, como um Sauvignon Blanc.

2. Contradições interessantes
Tente harmonizar alimentos e vinhos que sejam contrastantes. Um exemplo clássico é combinar algum vinho fortificado ou de sobremesa, que são doces, com queijos azuis, que são bem salgados.

3. Mais picância, menos álcool
Se você gosta de culinária mexicana ou asiática, procure combinar os pratos com vinhos brancos pouco alcoólicos e com certo açúcar residual, como Riesling, Pinot Gris ou Gewürztraminer.

4. Queijos pedem mais brancos
Há queijos que pedem vinho tinto sim, mas boa parte deles fica mais interessante com vinhos brancos. Escolha um vinho seco e com boa acidez para equilibrar com a cremosidade do queijo, como um Chardonnay.

5. Taninos e carnes
Ao pensar em carnes mais robustas, pense em vinhos tintos mais tânicos. A estrutura do alimento e o próprio sal da carne ajudam a amaciar os taninos. O vinho, por outro lado, vai ajudar a limpar a gordura do paladar.

6. Bolhas versáteis
Os espumantes estão entre os vinhos mais versáteis. Além de servir de aperitivo, combinam com entradas, queijos, vão muito bem com alguns pratos principais, e também ficam divertidos com a sobremesa. Não tenha medo de recorrer a eles. Um brut cumpre bem a função.

7. Experimente
Não tenha medo de testar. Crie suas próprias combinações e harmonizações. Se ficar bom, é porque deu certo. Na harmonização a ideia é que o vinho complemente o sabor do prato e vice-versa. Se a combinação ficou estranha, coma e beba separadamente. E siga experimentando!

Agora aproveita e acesse aqui nossa loja online e já garanta alguns vinhos para as próximas harmonizações.


Continuar lendo

Vinho e acessórios: o que é e para que serve a bomba a vácuo
Confira os principais benefícios do vinho para a saúde

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.