Se você é fã de deliciosas combinações de vinho e comida, precisa ficar atento às dicas que damos a seguir para o casamento ser perfeito e proveitoso.
1. Prato e vinho com as mesmas características
Combine pratos leves e refrescantes, como um ceviche, com um vinho leve e igualmente refrescante, como um Sauvignon Blanc.
2. Contradições interessantes
Tente harmonizar alimentos e vinhos que sejam contrastantes. Um exemplo clássico é combinar algum vinho fortificado ou de sobremesa, que são doces, com queijos azuis, que são bem salgados.
3. Mais picância, menos álcool
Se você gosta de culinária mexicana ou asiática, procure combinar os pratos com vinhos brancos pouco alcoólicos e com certo açúcar residual, como Riesling, Pinot Gris ou Gewürztraminer.
4. Queijos pedem mais brancos
Há queijos que pedem vinho tinto sim, mas boa parte deles fica mais interessante com vinhos brancos. Escolha um vinho seco e com boa acidez para equilibrar com a cremosidade do queijo, como um Chardonnay.
5. Taninos e carnes
Ao pensar em carnes mais robustas, pense em vinhos tintos mais tânicos. A estrutura do alimento e o próprio sal da carne ajudam a amaciar os taninos. O vinho, por outro lado, vai ajudar a limpar a gordura do paladar.
6. Bolhas versáteis
Os espumantes estão entre os vinhos mais versáteis. Além de servir de aperitivo, combinam com entradas, queijos, vão muito bem com alguns pratos principais, e também ficam divertidos com a sobremesa. Não tenha medo de recorrer a eles. Um brut cumpre bem a função.
7. Experimente
Não tenha medo de testar. Crie suas próprias combinações e harmonizações. Se ficar bom, é porque deu certo. Na harmonização a ideia é que o vinho complemente o sabor do prato e vice-versa. Se a combinação ficou estranha, coma e beba separadamente. E siga experimentando!
Agora aproveita e acesse aqui nossa loja online e já garanta alguns vinhos para as próximas harmonizações.
Sete dicas para harmonizar vinho e comida sem complicação
Você também vai gostar
Se você é um apaixonado por espumantes, um entusiasta do universo dos vinhos com borbulhas ou um curioso pelos processos de elaboração, certamente ...
Para quem curte temperaturas amenas, frio, paisagens incríveis, muito contato com a natureza e o melhor da enogastronomia, a Serra Catarinense é de...
Frutas vermelhas, frutas tropicais, frutas cítricas, flores, especiarias, ervas, madeira...Esses são alguns dos aromas que frequentemente encontram...
Se você adora visitar um museu quando viaja, então aí vão mais cinco para você colocar na lista em uma viagem à Europa. São lugares para saber mais...