Confira algumas sugestões de vinhos para acompanhar as delícias da ceia de Natal ou Ano-Novo, mas lembre-se, não tenha medo de se aventurar e criar as próprias combinações.
Peru: para esta que é uma das estrelas da ceia natalina valem um Chardonnay com leve passagem por madeira, um rosé, que e um grande coringa, ou um tinto leve, como Pinot Noir.
Salpicão: mais um clássico nas mesas brasileiras, no Natal e no Ano-Novo, este prato repleto de sabor também fica interessante com um Chardonnay ou mesmo um Riseling. Se preferir tinto, um Syrah vai muito bem ou um blend, como nosso Madai.
Bacalhau: este prato presente em muitas ceias pede um Chardonnay com bom corpo e leve passagem por madeira. Dependendo do preparo, um tinto de corpo médio, frutado e com boa acidez pode ser interessante, como um Sangiovese.
Lentilha: praticamente um ritual do Réveillon, a lentilha é um ingrediente com aspectos terrosos. Pode ficar bem interessante com um tinto leve e frutado elaborado com Pinot Noir ou mesmo um espumante brut Rosé.
Pernil suíno: para esta opção escolha um tinto de corpo médio com boa acidez, como Merlot, Carménère ou mesmo um rosé.
Tender: normalmente servido com frutas, o tender pode ser muito bem acompanhado por um Chardonnay ou por tintos médios e com boa acidez, a exemplo de Merlot e Grenache.
Torta ou estrogonoffe de nozes: para harmonizar com sobremesas escolha um espumante, que pode ser Brut ou moscatel ou um vinho doce, como colheita tardia.
Gostou das harmonizações? Qual fará parte da sua ceia?
Foto: Jed Owen/ Unsplash
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.