Não sabe que vinho servir na ceia ou qual levar para o jantar na casa de alguém? Posso ou não posso estourar o espumante? Respondemos essas e outras dúvidas para lhe ajudar a entender melhor alguns comportamentos relativos aos vinhos do fim de ano.
Posso servir mais de um vinho na ceia?
Pode sim. Sirva um espumante levinho para a confraternização antes da ceia, deixe o vinho escolhido ou os vinhos escolhidos para a ceia para o momento do jantar e de harmonizar e, ao final, pode servir um vinho de sobremesa, como Porto ou colheita tardia.
Via de regra, os vinhos mais leves e jovens são servidos primeiro. Se você servir os mais intensos e potentes antes, ao chegar nos mais leves, não conseguirá perceber suas características.
E se tiver que escolher apenas um?
Opte por um Rosé, que vai agradar todo mundo e é ideal para servir em almoços ou jantares. Há desde os rosés levinho aos bem intensos. Avalie o que compõem a melhor parceria para sua ceia e momento. Sirva bem gelado para vencer o calor desta época do ano.
Fui convidado para a ceia. Que vinho levo?
Rosé ou espumante são as opções mais indicadas. Ambos podem harmonizar com saladas e carnes brancas e também serão excelentes para que os anfitriões sirvam antes da ceia. Mas lembre-se de levar prontos para tomar. Se levar um espumante moscatel, ele também pode ser a estrela para acompanhar a sobremesa.
Posso estourar o espumante?
Somos da opinião de que cada um é livre para abrir e degustar o espumante e o vinho da maneira como achar melhor. Profissionalmente falando, o correto é abrir um espumante com o mínimo de barulho possível...Pessoalmente, entendemos que estourar o espumante é um ritual de Réveillon, no entanto, a desvantagem é o desperdício, que ocorre ao chacoalhar a garrafa antes de abri-la. E sempre há o risco de acidentes por não abrir a garrafa corretamente, já que a rolha salta da garrafa com muita pressão.
Posso servir diferentes vinhos na mesma taça?
Existe um modelo de taça indicado para cada tipo de vinho, no entanto, você deve usar a taça que tiver. Se for uma ceia mais formal, o ideal é colocar mais taças à mesa para quando mudar o estilo de vinho (do branco para o tinto, por exemplo). Se for uma ceia entre amigos ou familiares, basta enxaguar a taça e usá-la também para o vinho seguinte.
Coloque essas dicas em prática e aproveite o Natal com ótimos vinhos e companhia.
Por Cleisi Soares, jornalista e sommelière
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.