Aprenda o que significa enólogo, sommelier e enófilo

Aprenda o que significa enólogo, sommelier e enófilo

Enólogo, sommelier e enófilo. Você certamente já ouviu esses termos, mas sabe o que eles significam? Esses títulos são todos concedidos a pessoas ligadas ao universo dos vinhos. Vamos ao primeiro.

Em linhas gerais, enólogo é quem faz um vinho. Ele (ou ela) estuda e cuida da elaboração da bebida, tanto no campo, com o cultivo das videiras, como no processo de vinificação, quando a uva é transformada em vinho.

O enólogo é um profissional que trabalha diretamente na vinícola e precisa dominar todos os processos de elaboração do vinho.

Para atuar na área é necessário ter formação superior, com título de bacharelado ou tecnólogo. Embora a profissão esteja em ascensão no Brasil, há poucas instituições no país com oferta deste curso. Eles duram de quatro a cinco anos.

O trabalho está diretamente ligado às áreas de ciências, química e tecnologia, mas também exige muita paixão e dedicação. Aqui na Thera contamos com o enólogo Átila Zavarize, que acompanha todo o trabalho de campo e também responde pela vinificação.

O pai da enologia moderna é o francês Émile Peynaud, que nasceu em 1912 e revolucionou o modo de produzir vinho. Antes dele, muitas pessoas ao longo dos séculos foram importantes para o desenvolvimento desta área, como o famoso cientista Louis Pasteur, que descobriu e aprimorou processos bioquímicos relacionados à fermentação.

Enquanto na França a profissão foi regulamentada em 1955, no Brasil foi reconhecida só em 2007. O dia do enólogo é comemorado em 22 de outubro. 


 O que faz um sommelier


Se o enólogo é quem faz o vinho, como chamamos quem nos atende nos bares e nos restaurantes? Este profissional é o sommelier, que tem como missão traduzir para o cliente o que está na garrafa. ⠀

É especialista em harmonizar e para isso precisa desvendar o gosto do cliente para fazer com que o vinho e o prato escolhido sejam harmônicos e valorizem um ao outro.

Para ser sommelier é preciso formação específica na área e há uma boa oferta de de cursos no Brasil. É possível se formar pela Associação Brasileira de Sommelier, presente em diversos estados, Senac e outras instituições.

O sommelier ou a sommelière trabalha também em importadoras, distribuidoras de bebida, lojas do setor. Também pode atuar na organização de eventos, em hotéis, supermercados e enotecas. Pode então responder pelo serviço, venda ou gestão, estoque e conservação das bebidas.

Aqui na Thera temos dois sommeliers. O Agustin Carabelli, que atua no nosso wine bar e na recepção aos visitantes, e a Joana Barros, que trabalha na gestão de Vendas e Marketing. 

 

Quem não é enólogo nem sommelier, é o que?


 Se você não trabalha na elaboração nem no serviço de vinho, mas aprecia muito a bebida, você pode se considerar um enófilo.

O termo é usado para designar um amante de vinho. Como não estamos falando de um profissional da área, não há necessidade de uma formação.

Ainda assim, sempre é possível encontrar cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos como admirador de vinho.

Muitos enófilos mais exigentes seguem diversas regras para consumo e apreciação da bebida, buscando uma experiência rica e prazerosa.

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2


Continuar lendo

Entenda a diferença entre fermentação alcoólica e fermentação malolática
Receita: como fazer queijo Brie na massa folhada com geleia de damasco

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.