Enoturismo

Enoturismo: como planejar uma viagem e montar um roteiro

Enoturismo: como planejar uma viagem e montar um roteiro
Viajar enriquece o conhecimento, sacia desejos e alimenta a alma. É uma das maravilhas do planeta.

Se for para um destino de enoturismo, melhor ainda.Gostamos tanto que decidimos compartilhar dicas para você montar seu roteiro. Vamos?

1. Defina para onde quer ir. Brasil, Argentina, França, Nova Zelândia, EUA? Há muitos destinos possíveis nos cinco continentes.

2. Escolha uma região ou mais, se for uma viagem mais longa. Pesquise. Há regiões clássicas que todos devem conhecer, como Bordeaux ou Porto, e também as que estão despontando e podem surpreender.

> Cabernet Franc, uma uva que brilha na França e mundo afora
> Sauvignon Blanc, a estrela da Serra Catarinense

3. Descubra as vinícolas que há neste local. Sites das prefeituras ou regiões consagradas têm lista de todas elas para você pesquisar.

4.Defina que tipo de vinícola que visitar. Há desde aquelas modernas e suntuosas até as mais tradicionais que fazem tudo exatamente igual há séculos.

5. Selecione algumas onde gostaria de ir e visite o site ou redes sociais. Além de visitas e degustação, muitas oferecem atividades como piquenique ou passeio de bicicleta pelos vinhedos, restaurante e hotel.

6. Assim que definir, faça a reserva. Cuide para não reservar vinícolas demais num mesmo dia. O ideal são duas, uma pela manhã e outra à tarde. Se houver muita necessidade, encaixe uma terceira.

7. Verifique a distância entre elas e como será o deslocamento. Em algumas regiões há tours, mas em outras é mais interessante contratar serviço particular de traslado ou transporte por aplicativo, se houver.

8. Almoce em uma vinícola e, se puder, escolha outra para ficar hospedado.

9.Se vai viajar com filhos, pesquise se o local aceita crianças e se há atividades para eles. Nem todos são child friendly, mas há alguns locais que oferecem atividades como decoração de biscoitos ou brincadeiras sensoriais.

10. Crie uma planilha com seu roteiro, para organizar bem as datas e passeios, mas deixe dias em aberto para novas aventuras e para as indicações que sempre surgem de quem é local.

11. Ao chegar ao destino, aprecie a vista, sinta o clima e converse com as pessoas dali.

12. Durante a visita às vinícolas, ouça, pergunte e peça indicações do que comer e ver.

13. Compre vinhos para degustar no hotel ou levar para casa. Cuidado para não comprar demais e ter que carregar muito peso e fique atento ao limite de importação, que atualmente é 16 garrafas de 750 ml por pessoa.

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2

Continuar lendo

Em tempos de quarentena, aprenda a organizar um happy hour em casa
Receita: Arroz Caldoso de Especiaria, um prato perfeito para o inverno

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.