Se tem uma coisa que não queremos que aconteça no fim do ano é ficar desabastecidos. Por isso, é importante calcular e planejar bem as compras de vinho.
O primeiro fator a considerar é: vai servir só vinho ou drinks, cervejas e afins nos seus encontros e Ceias? Pense também no perfil dos convidados: todos bebem vinho e são consumidores habituais?
Considere o seguinte cálculo se for servir apenas vinho para consumidores habituais:
- 1 garrafa de espumante para 2 pessoas
- 1 garrafa de branco ou rosé para 3 pessoas
- 1 garrafa de tinto para 6 pessoas
Como é um período de calor, os tintos acabam tendo menor saída, embora ainda seja o estilo de vinho favorito dos brasileiros. Eventualmente costumam acompanhar a ceia. Nos momentos de pré e pós-ceia, os demais vinhos são mais consumidos.
Se tiver mais bebidas, reduza essas quantidades. O excesso de álcool pode causar ressacas e comprometer a saúde.
Água
Item indispensável em qualquer situação, a água é ainda mais importante em eventos de fim de ano e quando há bebidas alcoólicas presente. Calcule o equivalente a 400ml por pessoa e lembre-se de oferecer sempre aos convidados.
Prepare os vinhos
Feitas as compras, é hora de preparar os vinhos para servir. Você pode resfriar na geladeira ou em um baldinho. Na geladeira, o tempo vai depender muito da potência do refrigerador. No balde, coloque água e gelo até a metade.
Tinto
Geladeira: 15 minutos
Balde: 5 minutos
Branco, rosé e espumante
Geladeira: 2 horas
Balde: 30 minutos
Atenção
Cuide para não gelar garrafas de vinho que não serão consumidas. O vinho não gosta de oscilação de temperatura, portanto, se o colocou na geladeira só tire para consumi-lo. Não é aconselhável tirá-lo para guardar no armário novamente.
Qual a temperatura ideal para servir os vinhos
Ainda que não haja necessidade de andar com um termômetro por aí, os vinhos têm uma temperatura ideal de serviço. Confira:
- Espumante: 6° C a 8° C
- Rosé: 6° C a 10° C
- Branco: 8° C a 10° C
- Tinto: 14° C a 18° C
Outro fator importante para estar atento é a quantidade de vinho a servir na taça. A regra é: não exagere.
Recomenda-se servir 1/3 da taça para tinto, branco e rosé e até 2/3 para espumantes. Você pode repor o vinho quando houver dois goles na taça.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.