chocolate

Chocolate: como escolher, armazenar, presentear e harmonizar com vinho

Chocolate: como escolher, armazenar, presentear e harmonizar com vinho

Se tem algo que é praticamente unanimidade, é o gosto das pessoas por chocolate. Poucas são as que resistem a um bombom, uma barra, um ovo...São tantos formatos, sabores e sensações, que chegamos a pensar no que seria de nós sem essas delícias, não é mesmo?

E para contar a vocês detalhes sobre essas gostosuras e dar dicas de como escolher, armazenar, presentear e harmonizar contamos com a expertise da Julia e da Lilian, sócias da Kostbar Chocolates & Amigos, uma loja charmosa no Centro de Blumenau (SC), onde além de apreciar verdadeiras preciosidades produzidas artesanalmente, é possível desfrutar de um bom café sozinho ou ao lado de amigos, é claro.

A loja vai completar três anos em agosto, mas antes mesmo de existir, alguns produtos já eram vendidos sob encomenda, como o bombom Salt Caramel e os keks, bolachinhas ao leite cobertas com chocolate que continuem sendo os carros-chefes do negócio, que conquistaram uma legião de admiradores.

Para deixá-los bem informados e com muita água na boca, confira as orientações que preparamos para você.

Quais os tipos de chocolate existentes?
Os chocolates pode ser:
Ao leite - chocolate que contém leite
Amargo - não contém leite na composição, maior concentração de massa de cacau.
Branco - não contém massa de cacau. Contém manteiga de cacau (parte mais cara do chocolate), açúcar e leite
Gold - é o chocolate branco caramelizado
Ruby - é um cacau diferente que confere a coloração cor de rosa

Quanto aos sabores e recheios, o que podemos encontrar no mercado?
Há uma infinidade de sabores, dos clássicos chocolates puros, às trufas, bombons, ovos e barras que levam ingredientes como manjericão, raiz forte, azeite, sal, bebidas. Vai da criatividade de cada marca.

Como saber se o chocolate é de qualidade?
Os chocolates de maior qualidade são os puros, ou seja, aqueles compostos basicamente de  massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e em alguns casos, leite.

Os bean to bar, do cacau à barra, tem escolha criteriosa de cacaus, são feitos mais artesanalmente e denotam sabores do fruto como nenhum outro.

Dica: evite chocolates que contenham muitos ingredientes como outras gorduras, baunilha, lecitina, etc., usados para aumentar validade, fluidez, baratear o custo e mascarar sabores.

Quais são os melhores produtores de chocolate?
Os belgas são considerados os melhores do mundo, alternando com algumas marcas francesas.
Já entre os principais produtores de cacau, a matéria-prima do chocolate, temos: Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Brasil, Camarões e Nigéria.



Como posso harmonizar os chocolates?
Chocolates fazem par com café, castanhas e, obviamente, com vinhos. No universo dos vinhos, tudo o que você precisa saber é que a harmonização mais tradicional é com os vinhos do Porto, mas alguns tintos, como o nosso Madai, funcionam com chocolate com 70% de cacau ou mais e também alguns espumantes com maior percentual de açúcar fazem par aos chocolates ao leite ou com marshmallow. Mas lembre-se, você tem liberdade para fazer suas próprias experimentações.

Quanto tempo dura um chocolate?
O prazo de validade varia conforme os recheios. Há chocolates puros que duram de 1 a 2 anos e chocolates recheados que duram de 7 a 30 dias, sem adição de conservantes.

Como armazenar os chocolates sem comprometê-los?
Guarde em local fresco e seco, até 25 °C, para evitar que a aparência seja comprometida e o chocolate derreta.

Quais as dicas para presentear com chocolate?
Quanto mais você conhece a pessoa, mais fácil escolher o chocolate certo. Via de regra, essas são as orientações para simplificar a sua decisão de acordo com o perfil da pessoa:


Crianças – geralmente preferem os ao leite, com recheios mais docinhos, ou mesmo chocolate branco. Seja criativo na escolha do formato, com pirulitos ou mesmo bolachinhas cobertas com chocolate.


Adultos com paladar infantil – opte por chocolates ao leite, ou mesmo brancos, com recheios suaves ou levemente marcantes. Um exemplo da Kostbar é o bombom 3N (ninho, nutella e nibs de cacau).

 


Apreciadores de vinho e café  - escolha opções mais amargas, como 70% ou 80% cacau, e com recheios mais sofisticados, como o bombom Via Láctea, com  80% cacau com trufa de 80% e creme de chocolate branco assado.


Paladares que adoram experimentar – aqui não precisa ter muito medo, quanto mais diferente ou exótico, melhor. Como sugestão, os bombons Ruby Cereja e Ruby com pimenta.


Intolerantes à lactose – prefira as opções com 70% a 80% cacau. E lembre-se sempre de verificar se o chocolate é manuseado em área com rastros de leite. Para os muito intolerantes, qualquer resquício pode ser prejudicial.

Com essas dicas, é hora de escolher os seus chocolates e vinhos e aproveitar esses sabores tão especiais.

Por Cleisi Soares, jornalista, WSET 1 e 2

Continuar lendo

Como contornar erros de principiante no mundo dos vinhos
Tudo o que você sempre quis saber sobre vinho, papilas gustativas e os superdegustadores

Deixar comentário

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.