Comprar vinho

Cinco perguntas para fazer na hora de comprar vinhos

Cinco perguntas para fazer na hora de comprar vinhos
Ao sair de casa para comprar vinho (ou visitar uma loja online), lembre-se de fazer as perguntas abaixo para o sommelier ou atendente da adega, enoteca ou mesmo supermercado. Esses questionamentos ajudam a esclarecer o seu propósito de compra e pode ser uma forma de conhecer e degustar novos rótulos. Isso é fundamental para aperfeiçoar sua degustação e o seu conhecimento sobre este universo.

1. O que harmoniza com o meu jantar?
Cada garrafa de vinho é diferente e tem características peculiares, a partir da uva, acidez, taninos... Não é porque você gosta de Malbec, que ele será a melhor combinação para o peixe que você planeja assar. Comente com o sommelier da loja e abra-se às opções que ele sugerir.


2. Eu geralmente tomo vinho com a uva tal. Quais variedades são similares?
O universo do vinho é diverso, com mais de 5 mil variedades de uvas. Experimente algo similar ao que lhe agrada, mas diferente do habitual. Esta pergunta vai permitir que o sommelier entenda seu gosto e lhe apresente algo novo, sem sair muito da sua zona de conforto.

3. Esses são alguns dos meus sabores favoritos. O que você me sugere?

Gosto é subjetivo e cada um tem o seu, baseado nas memórias do que experimentou na vida e do que come, bebe e aprecia hoje. Se você gosta de frutas tropicais, por exemplo, ou não tolera determinado sabor, informe o atendente. Ele tentará encontrar a melhor opção para você.

4. O que você beberia se estivesse no meu lugar?
A experiência de degustar um bom vinho não se baseia nos aromas e sabores apenas. Ela tem relação com o momento. O dia foi tenso? Está se sentido animado com os planos que tem pela frente? Quer comemorar a beleza de estar vivo? Comunique o sommelier.

5. Tenho X pra gastar. Quais vinhos tem maior qualidade neste preço?
Seja franco com relação a quanto você pode gastar e peça a melhor opção de vinho dentro do seu orçamento. Desta forma, fica mais objetivo para loja lhe indicar os produtos e você tem a sensação de que está fazendo a escolha certa baseada no custo-benefício.

Perguntas feitas, é hora de escolher uma, duas, três ou quantas garrafas você quiser e puder. Saúde!

Continuar lendo

Enoturismo: sete cenários vinícolas de tirar o fôlego
Cinco estilos de vinho doce para levar a sério e experimentar

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.