amovinho

Cinco museus do vinho para visitar em uma viagem à Europa

Cinco museus do vinho para visitar em uma viagem à Europa
Se você adora visitar um museu quando viaja, então aí vão mais cinco para você colocar na lista em uma viagem à Europa. São lugares para saber mais sobre videiras, uvas, vinhos e a história desta bebida milenar 

Na Espanha, museu reúne videiras de todo o mundo

O Museu Vivanco da Cultura do Vinho conta a história dos vinhos de Rioja, na Espanha, em um espaço belíssimo. Tem cinco salas de exposições permanentes e uma de exposições temporárias com objetivo de educar, divulgar e interagir com os visitante e a comunidade. Em um espaço de mais de 4 mil metros quadrados, há ainda o Jardim de Baco, uma coleção com 220 videiras de todo o mundo. È possível fazer um tour virtual. No local, há diferentes tipos de ingressos disponíveis, além da opção de visitar a própria bodega Vivanco.

A moderna e arrojada Cidade do Vinho, na França

Na cidade que mais associamos ao universo do vinho no mundo, Bordeaux, fica La Cité du Vin. Trata-se de uma estrutura moderna e arrojada, com muitas lojas e tecnologia sobre passado e presente do vinho. Há diversas atrações interativas, exposições permanentes e temporárias, restaurantes com adegas espetaculares e wine bar. Também há diversas opções de programação para estudantes, famílias e profissionais do vinho.

Um museu criativo e poético para falar de Barolo

No site do WiMu – Museu do Vinho Castelo de Barolo, na Itália há uma informação bem interessante que resume o que você verá por lá. "Não somos o lugar onde você aprenderá como o vinho é feito, mas um lugar para falarmos do relacionamento nosso com o vinho." A proposta é mostrar a dimensão e importância do universo vinícola de forma criativa e poética. Oferece visitas para escolas, famílias, grupos. Também é possível degustar um Barolo, um dos vinhos mais icônicos e cobiçados da Itália

As histórias milenares do vinho em Santorini

Localizado em Santorini, na Grécia, o Museu do Vinho Koutsoyannopoulos fica em uma cave a oito metros abaixo do solo e com 300 metros de comprimento. Reúne tudo o que um visitante gostaria de saber sobre vinificação em um dos lugares mais exclusivos do mundo. Com o conhecimento da família Koutsogiannopoulos e exposições históricas, os visitantes terão um vislumbre de como era a vida como vinicultor aqui.  Além da visita ao museu, é possível degustar e comprar vinhos no local.


Em Portugal, um complexo inteiro dedicado ao vinho

Um complexo dedicado ao vinho em Portugal, o WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Está localizado em Vila Nova de Gaia, a apenas um travessia de ponte a partir da cidade do Porto. Reúne museus temáticos, que contam:
  • A experiência do vinho
  • A história de Porto com o passar dos anos
  • Planeta cortiça
  • A história do chocolate
  • The Bridge Collection (a história dos copos)

Também reúne nove restaurantes, bares e cafés, além de escola de vinho, lojas, galerias de exposições e eventos. O acesso ao complexo é gratuito, mas é preciso pagar pra visitar os museus. 

E então, qual deles já entrou na sua lista?

Por Cleisi Soares, jornalista e sommelière
Fotografias: reprodução internet

Continuar lendo

Como harmonizar um espumante com diferentes pratos principais
Cinco aromas estranhos e o que representam no vinho

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.