aromas

Cinco aromas estranhos e o que representam no vinho

Cinco aromas estranhos e o que representam no vinho

Frutas vermelhas, frutas tropicais, frutas cítricas, flores, especiarias, ervas, madeira...Esses são alguns dos aromas que frequentemente encontramos ao degustar diferentes estilos de vinho.

No entanto, há outros cheiros que podem estar presente em taça. Alguns são estranhos, mas não afetam a qualidade da bebida, enquanto outros são claramente um indicativo de problema, de algo errado no vinho.

Preste atenção a cinco aromas diferentes e entenda o que representam nos vinhos:

Plástico novo
Este cheiro que lembra plástico ou brinquedo novo faz parte da roda de aromas de vinhos com acidez elevada, a exemplo de Chardonnays como Chablis, elaborados exclusivamente na Borgonha, e  de Riesling, variedade predominante na Alsácia, na França, e na Alemanha.

Petróleo
É comum encontrar este aroma em vinhos Riesling envelhecidos, especialmente os elaborados na Alemanha. Confere um aspecto muito peculiar e interessante à bebida.


Chicletes
Sabe aquele aroma que lembre chicletes de tutti-frutti? Pois ele está presente em vinhos tintos como Beaujolais, que são elaborados com a variedade Gamay, e passaram por maceração carbônica.

Xixi de gato
Geralmente associado a vinhos brancos, em especial, o Sauvignon Blanc, este é um aroma negativo, um sinal de que algo não saiu como deveria no processo de elaboração do vinho.

Acetona
Este aroma também é sinal de problema e indica que o vinho está com a acidez volátil, com presença elevada de ácido acético por ação de bactérias. Neste caso, houve uma contaminação da bebida.

Enfim, estes são alguns aromas para você poder conversar sobre ou ficar alerta com possíveis problemas. Se por acaso estiver em algum restaurante ou comprar um vinho que apresentes os aromas de xixi de gato ou acetona, não tenha receio de comunicar o sommelier ou imediatamente avisar a loja ou adega onde comprou.

Por Cleisi Soares, jornalista e sommelière

Continuar lendo

Cinco museus do vinho para visitar em uma viagem à Europa
6 programas para fazer em uma visita à Serra Catarinense

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.