Trufas: o que são, de onde vem, como usá-las e harmonizá-las

Trufas: o que são, de onde vem, como usá-las e harmonizá-las
O mundo das trufas é simplesmente fantástico. Entenda as características e peculiaridades deste ingrediente sofisticado, cobiçado e caro.

O que são

São fungos que crescem em simbiose com a raiz de árvores, normalmente carvalho, aveleira e castanheira. Há uma infinidade de variedades, mas poucas são comestíveis.

Quais são comestíveis
As mais atrativas para o paladar humano são as trufas branca e negra. A primeira é comum em Alba, na Itália, e é da espécie Tuber magnatum. É aromática, intensa e geralmente consumida em menor quantidade.

A segunda, da espécie Tuber melanosporum, é mais encontrada em regiões da França e Espanha. Com sabor agradável, ela é mais suave e justamente por isso pode ganhar mais espaço nos pratos.

Como são colhidas
Como crescem embaixo da terra, as trufas não são verdadeiramente colhidas, mas sim caçadas. O trabalho para encontrar essas joias comestíveis é feito com a ajuda de cães farejadores. Quando eles sinalizam o local, o trufeiro cava cuidadosamente para não estragar a trufa, e a colhe.

Como é usada na gastronomia
Depois de colhida e limpa, ela normalmente é usada na forma crua, em lasca ou ralada, em pratos como massas, ovos, risotos, polentas, carnes de caça e até steak tartare.

Harmonização

Para acertar na harmonização é preciso pensar também nos outros ingredientes que compõem o prato, no entanto, via de regra alimentos com trufas pedem vinhos maduros e com boa complexidade. Entre os brancos, fique com Chardonnay com passagem por barrica de carvalho ou espumante vintage. Entre os tintos, experimente um Barbaresco ou mesmo Borgonha tinto.

Continuar lendo

Como servir um vinho corretamente e de forma elegante
Sugestões de vinhos perfeitos para acompanhar a ceia de Natal

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.