Dicas

É preciso resfriar o vinho no inverno ou devemos beber em temperatura ambiente? 

É preciso resfriar o vinho no inverno ou devemos beber em temperatura ambiente? 

Na estação mais fria do ano no Brasil, sempre surge a dúvida sobre a temperatura ideal para o consumo de vinhos. Dá pra tomar em temperatura ambiente ou é preciso resfriar o vinho? Sim e não.

A realidade é que não existe apenas uma resposta certa para estar pergunta. Isso porque no Sul o inverno é bem rigoroso e em regiões do Norte e Nordeste o calor segue de janeiro a janeiro. Sendo assim, as temperaturas são muitos diferentes  nessas regiões extremas.

Mas então quando devo resfriar o vinho no inverno?
Se você está em uma região onde não faz frio, especialmente Norte e Nordeste do país, é interessante resfria-los. Lembre-se sempre que tintos devem ser servidos entre 14ºC e 18ºC. Brancos, rosés e espumantes são servidos entre 6ºC e 10ºC.

E quando não há necessidade de colocar o vinho gelar?
Se você está numa região de frio na casa do 10ºC ou menos e não usa aquecimento interno, não há necessidade de resfriar. Esta situação é bem comum em alguns períodos do inverno nos três estados do Sul.

Aliás, em alguns casos,  além de não haver necessidade de resfriar os vinhos é interessante até mesmo aquecê-los, no caso dos tintos. Para fazer isso, esfregue as mãos ao redor do bojo da taça. O seu calor vai ajudar a elevar a temperatura do vinho.

Brancos e rosés também não precisam ser resfriados nos dias de invernão. Mas se você preferir ainda mais frescos, deixe a garrafa em algum lugar fora de casa. Bastam alguns minutos e a temperatura do vinho baixará um pouco.

Continuar lendo

Como harmonizar pinhão com vinho neste inverno
Lágrimas do vinho: entenda o que são e como visualizá-las melhor

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.