enotrip

5 destinos que produzem vinhos para visitar ao longo de 2023

5 destinos que produzem vinhos para visitar ao longo de 2023
Entre os 30 melhores destinos para conhecer neste ano, a Lonely Planet, considerada a maior editora de guias de viagem do mundo, citou cinco países que são produtores de vinhos. Todos eles valem muito a pena conhecer. Confira quais são eles, programe-se e prepare para degustar diferentes vinhos.

Montevidéu

A capital do Uruguai é um destino fundamental aos brasileiros pelos seus aspectos culturais, pelos bons restaurantes de carne, frutos do mar, doce de leite e chimarrão. E, obviamente, pela sua encantadora e qualificada produção vinícola, em especial a partir da variedade Tannat. De Montevidéu se chega rapidinho a uma das principais bodegas do país, a Bouza. Também é possível explorar em alguns quilômetros a região de Canelones, onde ficam as bodegas Pizzorno e Artesana, entre outras.

África do Sul
O país dos safáris, dos Big 5 e que sofreu durante décadas com o regime de segregação racial felizmente conquista cada vez mais reconhecimento pelos vinhos que produz. A produção se concentra principalmente no Sul, especialmente nas regiões de Stellenbosch, Franschhoek e Paarl. Para visita-las, vá para a Cidade do Cabo, com sua bela Table Moutain e muitos outros atrativos.

Austrália
Conhecida por belas praias, surfe, tubarões, coalas e cangurus, a Austrália também é sinônimo de vinhos. As regiões produtoras mais famosas ficam nas partes Ocidental, Meridional e ao Sul. Os tintos mais famosos são os Shiraz, mas também é possível encontrar bons Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Grécia
Considerada a região produtora de vinhos mais importante da antiguidade, a história da Grécia com o vinho remonta ao período entre 3500 e 2900 a.C. Apesar de atualmente não integrar um roteiro tradicional de vinhos e enoturismo, a Grécia produz com qualidade e tem cinco regiões vinícolas estabelecidas. Em uma viagem por uma das tantas ilhas de povo alegre, experimente algum vinho das variedades de uva xynomavro e assyrtiko.

Malta
Situado no Mediterrâneo, Malta é considerado um dos menores países da Europa. É repleto de fortalezas e templos megalíticos e tem uma história com o vinho que data de 800 a.C, com a chegada dos fenícios. O clima quente faz as uvas amadurecem mais rápido. São cultivadas no país as cepas internacionais mais tradicionais. Vinhos são consumidos quase todo dentro do próprio país, que recebe muitos visitantes.

E aí, gostou dos destinos? Agora busque mais informações e programe sua experiência. Pela proximidade, sugerimos começar pelo Uruguai. Certamente será incrível.

Por Cleisi Soares, sommelière e jornalista

Continuar lendo

Receita: chefs peruanos ensinam a preparar um autêntico ceviche
Madai, nosso primeiro vinho tinto, mudou e ficou ainda melhor

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.