enoturismo

História, estrutura e projetos da Vinícola Thera são destaque na Isto É Dinheiro

História, estrutura e projetos da Vinícola Thera são destaque na Isto É Dinheiro
A história, a estrutura e os projetos da Vinícola Thera e Fazenda Bom Retiro estampam quatro páginas da revista Isto É Dinheiro, edição impressa com data de 21 de junho de 2023, em uma reportagem especial de Celso Masson, também disponível no site da publicação.



O jornalista, que tão bem descreveu nossa origem e planos, visitou nossa propriedade no primeiro fim de semana de junho. Ele percorreu nossos vinhedos, conheceu as novas instalações que estamos construindo e teve a experiência de saborear da gastronomia serrana e, principalmente, dos vinhos que elaboramos aqui.

Separamos a seguir trechos da reportagem, publicada com o título Bons vinhos, arte e natureza. Ele abre a reportagem com detalhes históricos:

" No final da década de 90, ao decidir transformar sua paixão por vinhos em negócio, o empresário Manoel Dilor de Freitas adquiriu uma propriedade entre os núcleos urbanos de Bom Retiro e Urubici, na Serra Catarinense. Começava ali o pioneiro plantio de vinhedos de altitude no País. A área de 800 hectares, repleta de matas, araucárias, lagos e picos que se elevam a até 1,8 mil metros sobre o nível do mar, materializou um sonho decantado ao longo de anos por Dilor de Freitas, que morreu em decorrência de um infarto em 2004. Além de empresas do setor ceramista, ele deixou como parte de seu legado a Villa Francioni, em São Joaquim, principal referência do vinho catarinense.

Hoje, a vinícola pertence a suas filhas e genros. Já o filho João Paulo e o neto Abner estão à frente da expansão do empreendimento que deu origem a tudo: a Fazenda Bom Retiro, onde 23 hectares de vinhedos plantados a partir de 1998 convivem com um megaprojeto de turismo enogastronômico e de desenvolvimento imobiliário."

Na sequência, Masson conta como será a nova estrutura de vinificação e receptivo turístico:


"Será uma planta de 2,5 mil m2 de área construída e capacidade para 300 mil garrafas por ano, sendo dois terços de vinhos próprios e o restante de terceiros, já que existem outros produtores de uva na região. “Todo o projeto foi pensado para favorecer a experiência do turista. Teremos três salas de degustações e uma área VIP dentro da sala de barricas que será toda envidraçada”, afirmou."


A reportagem também cita o novo restaurante que virá para suprir a ausência do wine bar, destruído em um incêndio de causa desconhecida em agosto de 2022. 

Em outro trecho, o jornalista destaca a origem do nome da vinícola:

"A Vinícola Thera, cujo nome homenageia a avó paterna de Abner, Therezinha, foi criada após a divisão dos ativos da família Freitas, há dez anos. Além do patrimônio, o patriarca transmitiu aos herdeiros sua paixão pelo vinho."

Os estilos de vinho elaborados pela Thera também são mencionados no texto:
"A Thera produz três linhas de espumantes, além de brancos, rosados e tintos de alta qualidade, com uso moderado de barricas e bom equilíbrio entre a acidez e o álcool."

O enoturismo também ganhou parágrafos ao longo do texto para explicar os projetos em andamento que tem como lema vinho, arte e natureza:
"Sobre esse tripé conceitual foi construído um complexo turístico que contempla pousada, restaurante e áreas de lazer e um residencial com 83 lotes distribuídos ao logo de 38 hectares.

Masson também descreveu um pouco do que já é oferecido e do que está nos planos:
"Ainda virão um museu do vinho, um art park com anfiteatro ao ar livre, um hotel spa, um borgo (vila, em italiano) com áreas de hospedagem, comércio e convivência. 

Para finalizar, o Residencial Fazendo Bom Retiro, primeiro condomínio fechado dentro de uma vinícola no Brasil, também ganhou algumas linhas na revista:

" Duas residências já foram construídas por sócios investidores e outras cinco estão em fase de aprovação. Com preço de R$ 1 mil o metro quadrado, cada lote sai por cerca de R$ 2 milhões. “Com a vantagem de ter um quintal de 800 hectares, com vinhedos e vinícola”, afirmou Mendes."


Continuar lendo

Cinco estilos de vinho para provar com chocolate nesta Páscoa
Thera Pinot Noir está na disputa pelo título de melhor vinho tinto do ano

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.