Anima Brut Rosé

Guia do vinho espumante: tipos, como degustar e melhores rótulos

a imagem mostra uma garrafa do vinho espumante Thera Auguri.

O vinho espumante é um tipo de vinho que passa por duas fermentações, uma para transformar o açúcar das uvas em álcool e outra para fazer as bolhas. Este processo resulta em um rótulo efervescente que pode ser encontrado em diferentes estilos, sabores e aromas.

Com suas borbulhas e sabores particulares, o espumante é perfeito para comemorações especiais, celebrações entre familiares e amigos e mesmo para o dia a dia.

A seguir, falaremos sobre os principais estilos deste vinho, uma das escolhas mais apreciadas por sua versatilidade. Venha conosco!

O que é um vinho espumante?

Os vinhos espumantes, conhecidos por sua elegância efervescente, representam um grupo distinto dentro do universo vinícola. Caracterizadas pela presença de borbulhas, essas preciosas bebidas refletem uma atenção aos detalhes desde a produção até a degustação.

Os vinhos espumantes podem ser elaborados a partir de diferentes métodos e variedades de uvas, o que os tornam únicos.

Tipos de espumantes

Compreender os diferentes tipos de vinho espumante e suas características ajudará você a escolher o rótulo ideal para qualquer ocasião. Cada tipo de espumante tem um método único de produção e um sabor distinto, dando-lhe a oportunidade de explorar uma gama de experiências enogastronômicas.

Champagne

O Champagne é um vinho espumante originário exclusivamente da região de Champagne, na França. O processo de produção, chamado método Champenoise, envolve uma segunda fermentação do vinho na própria garrafa, que cria as bolhas características do espumante.

A região de Champagne é conhecida pelo clima frio e solo calcário, que contribuem para a criação de vinhos espumantes com muita complexidade.

Prosecco

O Prosecco é um vinho espumante italiano feito a partir da uva Glera. O método de produção, chamado método Charmat, envolve uma segunda fermentação, que vai criar as borbulhas, mas ela ocorre em tanques de aço inoxidável, e não na própria garrafa.

Em comparação com o Champagne, o Prosecco tem um sabor mais leve e frutado, com notas de maçã verde, melão e pêra. É conhecido por seu frescor e jovialidade.

Cava

Cava é um vinho espumante espanhol feito pelo método tradicional. É produzido na região da Catalunha, usando uvas como Macabeo, Parellada e Xarel-lo.

O espumante Cava, dependendo da região produtora, geralmente tem sabores de maçã verde, pêra e toranja, com notas de amêndoa e torrada.

Espumantes nacionais da Vinícola Thera

Além dos tipos de espumantes citados anteriormente, os espumantes nacionais conquistam cada vez mais destaque no Brasil e no exterior. Com vinhedos situados a uma altitude de 900 metros em relação ao nível do mar, Vinícola Thera elabora três linhas distintas de espumantes, em diferentes estilos, indo do Brut ao Nature, que tem o menor percentual de açúcar residual.

Produzidos principalmente a partir de variedades como Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc, os espumantes Vinícola Thera são feitos, na grande maioria, pelo método tradicional, o mesmo usado em Champagne, porém com todo o respeito ao terroir único da Indicação Geográfica Vinhos de Altitude. Veja algumas opções para conhecer!

Vinícola Thera Blanc de Blancs Extra Brut 36 meses

Este exclusivo espumante elaborado em um pequeno lote de 300 garrafas é ideal para acompanhar pratos como cassoulet de frutos do mar, rôbalo na manteiga de ervas, rigatoni ao molho de cogumelos ou nhoque de mandioquinha.

Com notas distintas de frutas secas, como abacaxi, damasco e manga, ele cativa por sua cremosidade e crocância, tornando cada taça única e refinada. Este espumante desfruta de intensa complexidade, graças aos 36 meses em contato com as leveduras.

Anima Brut Rosé

Refrescante e leve, nosso Anima Brut Rosé encarna o espírito da descontração e versatilidade. Suas notas cítricas, com um toque sutil de pêssego, proporcionam uma experiência de degustação única.

O Anima Thera Brut Rosé é um verdadeiro deleite para diversas ocasiões, desde o brunch descontraído de domingo até uma noite aconchegante com cinema em casa, uma refeição leve e saborosa ou um relaxante dia à beira da piscina.

Espumante Thera Anima Brut

Radiante e jovial, este espumante é sinônimo de instantes agradáveis e descontraídos. Os aromas, marcados pela delicadeza, evocam frutas de polpa branca, cítricos como carambola e uva verde, além de nuances florais que enaltecem sua juventude.

Quando se trata de harmonização, o Anima Brut revela sua versatilidade, sendo o par perfeito para saladas de folhas verdes com frutas, peixes brancos como linguado e tilápia, assim como queijos de mofo branco ou meia cura.

Thera Auguri Blanc de Blancs Extra Brut

Com uma uma expressão refinada que se destaca por uma sensação crispy intensa e notável persistência em boca, o Auguri Blanc é uma escolha emblemática para aqueles que buscam uma celebração mais refinada.

Cada degustação revela a maestria envolvida na sua produção, elevando o paladar a novas alturas de prazer e distinção.

Thera Auguri Brut

O espumante Auguri Brut é uma escolha distintiva para aqueles que valorizam a sofisticação e a riqueza de nuances em cada taça. Ao explorá-las em boca, vivencia-se uma crocância pronunciada, harmonizando-se de maneira sublime com o corpo cremoso e macio.

Convidamos você a explorar os diferentes tipos de vinhos espumantes e aprofundar seu conhecimento sobre essa bebida fascinante.

Acesse nosso site e confira nossa coleção completa!

Continuar lendo

Vinhos para presente: kits completos para presentear quem você ama
a imagem mostra diferentes garrafas de vinhos da Thera

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.